Unidade 2
Consumir, convencer, conscientizar
O primeiro tem como mensagem "O futuro de todas as
espécies depende de uma: a tua!" ironicamente traz um panda de brinquedo
comendo bambu de pelúcia em um cenário de concreto e madeira, o que sugere a
destruição dos animais, das plantas e das florestas (fauna e flora).
No Texto 2 temos a campanha "Qual é o teu
hábitat?" nos remetendo a responder que é o planeta Terra, hábitat de
todas as espécies. Para reforçar a ideia de degradação da natureza, a imagem
traz um urso polar em um resquício de gelo que derreteu quase por completo,
restando apenas água, já escassa, como se observa no deserto ao fundo.
O uso dos pronomes adequados às pessoas do discurso:
"teu" faz referência a segunda pessoa do singular, com quem se fala,
e "seu", a terceira pessoa, de quem se fala. No caso das campanhas,
foi utilizado "teu/ tua" para evitar ambiguidade e enfatizar que se
fala diretamente com e do interlocutor.
O nome dado à marca da campanha, faz um trocadilho com green
thumb (ex pressão utilizada para se referir a pessoas que têm habilidades com
plantas, jardinagem; literalmente te, "dedo verde") e thumbs-up (nome
dado ao sinal de aprovação, positivo, o nosso "joia").
Português
Anúncio publicitário
Escrito por Anna de Cássia em 02/05/2014
Gêneros textuais
Quando nós escrevemos um texto é porque queremos comunicar
alguma coisa a alguém. Dependendo do tipo de informação ou do tipo de
comunicado que desejamos fazer, nós iremos utilizar “gêneros textuais”
diferentes na hora de escrever.
Os gêneros textuais são utilizados
para quando temos uma finalidade específica. Por exemplo, quando escrevemos uma
carta para nossa mãe no dia das mães não utilizamos o mesmo gênero textual que
tem no manual de instrução de como montar a bicicleta. Pois esses dois exemplos
são situações diferentes, com finalidades diferentes, e que exigem um gênero
textual também diferente.
Existem vários tipos
de gênero textuais, como a poesia, carta, crônica, narração… Hoje nós vamos
falar de um tipo muito importante, que está presente no nosso dia a dia, porém
que muitas vezes é esquecido ou passa despercebido: o anúncio publicitário.

Foto: Reprodução
Características textuais do anúncio publicitário
O anúncio publicitário geralmente é utilizado nas
propagandas que vemos na televisão, revistas e outdoors. O objetivo deste tipo
de anúncio é convencer as pessoas a fazer alguma coisa, geralmente ligada ao
comércio.
Portanto, o anuncio publicitário precisa ser exposto em um
lugar onde muitas pessoas irão ver – como o jornal, por exemplo – e precisa utilizar
as palavras certas para convencer quem está vendo de comprar o que eles estão
anunciando.
Outra característica importante é que é necessário adequar
a linguagem utilizada no anúncio para o público que se quer atingir. Por
exemplo, o anúncio de uma loja de brinquedos não pode possuir palavras
difíceis, pois precisa ter uma linguagem fácil e acessível para as crianças
entenderem.
Para fazer um bom anúncio publicitário, é importante que o
texto possua algumas características que vão ajudar a conseguir o propósito de
convencer o leitor. Essas características fazem com que o anuncio tenha uma
estrutura já pronta.
Estrutura do anúncio publicitário
- Título: Uma frase cursa e atrativa ou impactante, para chamar a atenção do leitor e o fazer ter vontade de ler o resto do anúncio.
- Imagem: É uma das partes mais importantes do anúncio, pois a maioria das pessoas só tem vontade de comprar alguma coisa depois que veem uma foto bonita deste produto.
- Corpo do texto: É nessa parte onde está o anúncio em si, um texto não muito grande que anuncie o que é o produto ou ideia, fala das qualidades e vantagens, com frases atraentes e que convençam o leitor.
- Slogan: É uma frase curtinha que se torna a identificação daquele determinado produto ou marca, como um cartão de visitas, uma frase que irá fazer todos que escutarem se lembrarem automaticamente do produto que está sento anunciado.
Exemplos de
slogans conhecidos:
Helmann’s, a verdadeira maionese
TIM, viver sem fronteiras
Bombril, mil e uma utilidades Tomou Doril, a dor sumiu
Viva o lado Coca-cola da vida
Omo, porque se sujar faz bem
TIM, viver sem fronteiras
Bombril, mil e uma utilidades Tomou Doril, a dor sumiu
Viva o lado Coca-cola da vida
Omo, porque se sujar faz bem
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