Unidade 1
Perfil
PERFIL
Livraria Papagali: sebo de destaque em Perdizes
Sandro Uva Vasconcelos abriu o locar em 2003, com um acervo de 800 exemplares
O livreiro Sandro Vasconcelos: acervo de 20.000 obras (foto: Fernando Moraes)
25.fev.2011 por Davi Franzon
No último dia 11, um debate ganhava corpo entre as estantes da Livraria Papagali, uma das 75 do bairro. A questão: o pintor e escultor Lasar Segall (1891-1957) pode ser considerado brasileiro? O cliente dizia que sim, mas, ali, nem sempre ele tem razão. O dono argumentava que o lituano, apesar de naturalizado brasileiro, fez sua formação na Europa, portanto nada tinha de tupiniquim.
Não é a única tese polêmica que Sandro Uva Vasconcelos concebeu ao longo de seus 39 anos. Entre os frequentadores do sebo que comanda no número 288 da Avenida Professor Alfonso Bovero, ele é conhecido pelas críticas à literatura nacional, que classifica de “pobrinha” — exceção feita a Lima Barreto, Machado de Assis, Graciliano Ramos e aos poetas Ferreira Gullar e Haroldo de Campos. O desprezo pelos textos em língua portuguesa se estende para além-mar. “(José) Saramago é bobo. É cópia de quinta categoria de (Franz) Kafka”, dispara sobre o escritor luso, suposto plagiador do colega checo.
A relação de Vasconcelos com as letras começou na infância por influência dos pais, assíduos visitantes de livrarias de usados em Santana, onde vivem até hoje. Estudou para concluir o ensino médio e passava horas por dia lendo em uma biblioteca circulante do bairro. “Não gosto de trabalhar e não tenho vocação para nada, então encontrei saída nos livros”, diz, explicando como se decidiu pela profissão. A carreira iniciou-se em um sebo da Lapa, em 1999. Em 2003, abriu o Papagali, com um acervo de 800 exemplares, alguns doados pelo ex-patrão. Para escolher o nome da loja, fez uma rápida pesquisa pelas capas do que colocaria à venda, encontrando uma edição de 2.000 de “Terra Papagalli” (Terra dos Papagaios), de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Estava batizado.
Hoje a livraria oferece cerca de 20.000 obras, além de 10.000 discos de vinil. O comprador médio tem mais de 25 anos. “Estudante não gosta de ler, só vem quando é obrigado”, afirma. Sua única funcionária é a mulher, a socióloga Silvia da Gama Corrêa Matos. Por mês, vende cerca de 250 livros. A definição dos preços segue uma lógica particular, que leva em conta a procura pelo produto e o gosto do proprietário. Por isso mesmo, delira com um de seus mais vendidos: “Hamlet”. “A obra de Shakespeare é mais perfeita que a de Deus”, diz ele, sempre provocativo.
Disponível em: http://vejasp.abril.com.br/materia/livraria-papagali-perdizes. Acesso em: 5 mar. 2013.
1. Qual o assunto principal do texto? (2,0) pontos
2. Qual é a função desse texto? (2,0) pontos
3. Sandro Uva Vasconcelos classifica a literatura brasileira de “pobrinha”. Qual das acepções abaixo corresponde ao sentido figurado que essa palavra expressa: (2,0) pontos
(a) Que tem pouca quantidade
(b) Que revela pouca qualidade
(c) Pessoa que pede esmola
(d) Que ou quem tem poucos bens ou pouco dinheiro.
4. Complete as lacunas do texto abaixo com as palavras do quadro a seguir: (2,0) pontos
Conotação – literal – científica – informativa – denotação – figurado |
Temos _____________ quando a palavra é empregada no seu sentido real, comum,___________. É usada na linguagem ____________, _____________, sem preocupação literária. E, temos ______________ quando a palavra assume um sentido ____________, poético. É muito usada na linguagem literária.
5. Identifique o tipo de referência (anáfora, catáfora e elipse) das palavras assinaladas abaixo. Justifique (2,0) pontos
a) A questão: o pintor e escultor Lasar Segall (1891-1957) pode ser considerado brasileiro?
b) O cliente dizia que sim, mas, ali, nem sempre ele tem razão.
c) A relação de Vasconcelos com as letras começou na infância por influência dos pais, assíduos visitantes de livrarias de usados em Santana, onde ( ) vivem até hoje.
Acesse o link a seguir para postar o seu perfil:
2. Leia o texto e responda às questões a seguir.
Bel Pesce
Bel Pesce, empreendedora e fundadora da FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades, nasceu em São Paulo e desde muito pequena começou a traçar um caminho de sucesso. Autora do livro “A Menina do Vale”, que foi disponibilizado gratuitamente na internet em 2012 e atingiu em menos de três meses a marca de 1 milhão de downloads, Bel estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde se formou em Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação. Durante a universidade, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank e, após concluir os estudos, Bel se mudou para o Vale do Silício, na Califórnia, região conhecida por abrigar as sedes das maiores empresas de tecnologia do mundo. Foi lá que Bel respirou empreendedorismo, liderou três times de engenheiros na companhia americana Ooyala, fundou empresas - como a startup Lemon Wallet - e escreveu seu primeiro livro.
Em 2012, com o lançamento de “A Menina do Vale”, que rapidamente se tornou um sucesso, Bel resolveu seguir o coração e voltar ao Brasil. Após 7 anos morando nos Estados Unidos, ela resolveu aliar suas duas grandes paixões, empreendedorismo e educação, e fundou sua “escola dos sonhos”. Inaugurada em abril de 2013, a FazINOVA é uma escola de habilidades que carrega a missão de desenvolver talentos e transformar o Brasil em um país mais empreendedor. Agora, Bel sonha em impactar a vida de mais de 1 bilhão de pessoas através de seus projetos.
Seu segundo livro, “Procuram-se Super Herois” foi publicado em 2013 e segue a mesma linguagem objetiva do anterior, mostrando como podemos usar os poderes do relacionamento para transformar vidas. Já o terceiro livro, “A Menina do Vale 2”, traz histórias inspiradoras da autora, mostrando como criar projetos está diretamente ligado ao fato de assumir responsabilidades.
Bel é uma grande defensora de que todos os sonhos são atingíveis e de que a força está dentro de cada um de nós. Sua história possui episódios completamente improváveis e Bel acredita piamente que qualquer pessoa é capaz de alcançar os seus sonhos. Bel foi considerada uma das “100 pessoas mais influentes dos Brasil”, pela Revista Época, eleita um dos “30 jovens mais promissores do Brasil”, pela Revista Forbes, e entrou na seleta lista dos “10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens” pela Cia de Talentos
Disonível em: http://agilitymarketing.com.br/42-palestrantes/empreendedorismo/1467-bel-pesce.html?Itemid=133. Acesso em 03 fevereiro 2020
Disonível em: http://agilitymarketing.com.br/42-palestrantes/empreendedorismo/1467-bel-pesce.html?Itemid=133. Acesso em 03 fevereiro 2020
a) Onde podemos encontrar o gênero textual desse texto?
b) Qual a função de texto como esse?
c) O autor do texto destacou quais informações? Por que ele fez tais escolhas?
d) Qual o assunto principal do perfil?
e) Por que alguém se interessaria em fazer essa leitura?
f) Quais informações chamaram mais a sua atenção? Por quê?
3. Após a leitura dos perfis a seguir, responda às questões:
Clarice Lispector
Reconhecida pela crítica literária brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector mudou os rumos da narrativa moderna com uma escrita singular, passando por diversos gêneros, do conto ao romance, da crônica à dramaturgia, da entrevista à correspondência e, também, pelas páginas femininas.
Clarice nasceu em 1920, na Ucrânia, então uma das repúblicas da extinta União Soviética. De família judia, chegou ao Brasil com os pais e mais duas irmãs em 1922 e foi naturalizada brasileira. Morou primeiro em Maceió e depois em Recife, onde passou a infância. Perdeu a mãe em 1930 e, três anos depois, o pai mudou-se com as filhas para o Rio de Janeiro. No Rio, Clarice formou-se em Direito, trabalhou como jornalista e iniciou sua carreira literária com o romance Perto do coração selvagem, em 1943. Viveu muitos anos no exterior, em função do casamento com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos, Pedro e Paulo. Clarice morreu em 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, um dia antes de completar 57 anos.
Disponível em: https://www.amazon.com.br/mist%C3%A9rio-do-coelho-pensante-ebook/dp/B0155EQGVM Acesso em 03 fevereiro 2020.
J. K. Rowling
Joanne Kathleen Rowling nasceu nos arredores de Bristol, na região de Gloucestershire, Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Estudou Francês e Letras Clássicas na Universidade de Exeter. Em 1990, Rowling teve a idéia para a trama de Harry Potter, numa viagem de trem de Manchester para Londres. Sete anos depois, a primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicada na Inglaterra pela editora Bloomsbury, dando início ao maior fenômeno editorial de todos os tempos.
J. K. Rowling ganhou, entre outros prêmios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards Children’s Book of the Year. Em 2003, a autora foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, um dos mais importantes do mundo, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para a fraternidade entre os homens e a luta contra a injustiça, a pobreza, a enfermidade e a ignorância.
Disponível em: https://www.travessa.com.br/J._K._Rowling/autor/91cf4456-0e81-4c1d-9e1f-af7b1f10aefa Acesso em: 03 fevereiro 2020
a. Você já ouviu falar em algumas dessas pessoas? Quando? Onde?
b. O que descobriu com a leitura dos perfis?
c. Defina, a partir de sua leitura, qual a função de um perfil.
d. Quais os temas abordados em um perfil? Baseie sua resposta nos textos apresentados, utilizando exemplos.
e. Onde poderíamos encontrar os perfis citados?
f. Elabore, no estilo de um verbete de dicionário, o conceito do gênero perfil.
g. Pesquise em um dicionário a definição da palavra Perfil e compare-a com a sua. Reelabore o conceito, realizando as modificações necessárias a partir da leitura do dicionário.
4. Responda:
a. Há outros gêneros textuais já estudados que se assemelham ao perfil? Quais?
b. Quais as semelhanças e diferenças (suporte, sequência organizacional, temática, público-alvo, linguagem etc.) entre eles?
5. Preencha o quadro comparando os tipos de perfil das atividades 2 e 3 com exemplos ou justificativas para a resposta dada.
Perfil
|
Bel Pesce
|
Clarice Lispector
|
J. K. Rowling
|
Retrata uma pessoa jovem?
| |||
Está inserido num contexto profissional primário da pessoa retratada (isto é, diz respeito à principal fonte de renda dela?)
| |||
É informativo ou lúdico?
| |||
Há predominância de sequência narrativa, descritiva ou argumentativa? Justifique.
| |||
Foi escrito pela pessoa a quem o texto se refere?
| |||
Há adequação do texto a um registro mais neutro ou formal?
| |||
Como cada perfil faz uso da linguagem literal ou figurado?
| |||
Em que suporte aparece?
| |||
Como a linguagem está relacionada com o suporte?
|
a. Em duplas, comparem as palavras circuladas. Se houver divergências, cada estudante deverá justificar sua escolha.
b. Algumas vezes, o texto retoma a pessoa, mas não o faz explicitamente, ou seja, não usa um pronome ou nome para fazê-lo. Cite alguns exemplos e procure dar um nome ao recurso.
c. Em alguns casos, o texto utiliza o nome da pessoa, mas não o repete sempre da mesma forma, recorrendo a apelidos, só ao primeiro nome etc. Cite alguns exemplos e procure dar um nome ao recurso.
d. Em outros casos, utiliza-se algum nome que descreva a pessoa retratada, como sua profissão, sua fase de desenvolvimento humano etc. Cite alguns exemplos e procure dar um nome ao recurso.
e. Qual a diferença, em termos de produção de sentidos, entre adotar uma estratégia implícita ou explícita de referenciação de algo ou alguém em um texto?
7. Assista ao início dos vídeos a seguir e compare-os com os perfis da atividade 3.
a. Destaque as semelhanças e diferenças entre os perfis escritos e os apresentados nos vídeos.
8. Com base nos textos estudados até o momento, elabore um retrato de um/a de seus/suas escritores/as preferidos/as, faça uma pesquisa e monte o perfil dele, levando em conta os seguintes elementos:
a. Destaque as semelhanças e diferenças entre os perfis escritos e os apresentados nos vídeos.
a) Nome completo e data de nascimento.
b) Algumas características de personalidade.
c) Acontecimentos importantes em sua vida em ordem cronológica.
d) Publicações e prêmios importantes.
9. Analise o perfil a seguir.
Quem sou eu?
Sou uma pessoa otimista, que gosta de viajar, comer coisas diferentes e cultivar muitos amigos.
Interesses: gosto de filmes de mistérios, romances, terror e comédia. Já para músicas, meu gosto é único: música clássica, mesmo muita gente achando meu gosto diferente. É assim que posso me definir, sou incomum!
a. No trecho: "...gosto de filmes de mistérios, romances, terror e comédia." temos algumas hiperonímias ou hiponímias? Justifique sua resposta.
b. Localize o sinônimo presente no perfil.
c. Procure no dicionário outras palavras que possam substituir esse sinônimo.
10. Leia o perfil de Steve Jobs e escolha a alternativa correta.
Steve Jobs
Empresário americano
Biografia de Steve Jobs
Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário norte-americano, fundou a Apple. Criou o "Macintosh", o "iPod", o "iPhone" e o "iPad". A Apple revolucionou a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones celulares.
Infância e formação
Steve Paul Jobs (1955-2011) nasceu em São Francisco, Califórnia, no dia 24 de fevereiro de 1955. Filho do sírio Abdulfattah Jandali e de Joanne Schieble foi adotado, por Paul Jobs, mecânico e membro da Guarda Costeira e da contadora Carla Jobs. A família morava em Mountain View, na Califórnia, dentro da área que mais tarde se tornaria conhecida como Vale do Silício. Ainda pequeno, viu seu pai montar e desmontar aparelhos eletrônicos na garagem da família.
Depois do curso básico, Jobs cursou a Homestead High School entre 1968 e 1972. Nessa época, conheceu Steve Wozniak (1950), que estudava na Universidade da Califórnia, em Berkley e, era especialista em fazer programas e circuitos integrados. Concluído o curso médio, Jobes, matriculou-se na Reed College. Depois de seis meses abandonou o curso, mas continuou frequentando a faculdade, como ouvinte, das aulas de caligrafia, que posteriormente destacou como importante para sua formação.
Primeiro emprego
Em 1974, Steve Jobs trabalhou como designer de videogames na Atari. Depois de vários meses. Steve deixou a empresa e viajou para a Índia em busca de enriquecimento espiritual.
Criação da Apple
Em 1976, Jobs e Wozniak instalaram uma “fabrica” de computadores, na garagem da casa da família de Jobs na Califórnia. Em 1976 é lançado o computador "Apple I", o primeiro computador pessoal, vendido já montado, que era apenas uma placa mãe coberta com alguns chips e instalada em uma caixa de madeira. Em 1977 é lançado o computador "Apple II", que apresentava um mouse e um disco rígido interno. Com o passar dos anos, as criações de Jobs e Wozniak revolucionaram a indústria de computadores, tornando as máquinas menores e mais baratas.
Em janeiro de 1984 é lançado o "Macintosh" apelidado de "torradeira bege", que esquentava muito, pois não tinha ventilador. Apesar do sucesso das vendas e do desempenho superior aos PCs da IBM, o Macintosh não era compatível com a IBM. Centralizador e explosivo, nesse mesmo ano, Steve Jobs é afastado de sua própria empresa, por divergir das táticas de vendas.
Pixar
Em 1986, Steve Jobs compra a empresa de animação de George Lucas, que mais tarde se tornou a Pixar Animation Studios. Depois de investir 50 milhões de dólares na empresa, passou a produzir filmes como Toy Story e Procurando Nemo. Em 2006, o estúdio se fundiu com os estúdios Walt Disney.
Next
Depois de deixar a Apple, Steve Jobes criou a NEXT, uma empresa para desenvolvimento de softwares. Depois de dez anos, a empresa foi comprada pela Apple.
Retorno à Apple
Em 1997, Steve Jobs retornou ao cargo de CEO da Apple e iniciou o processo de revitalização da empresa. Com uma nova equipe administrativa a Apple lança produtos revolucionários, como o “iPode”, lançado em 2001,obrigando a indústria fonográfica a se reinventar. Em 2007 é lançado o "iPhone", celular com o comando feito com os dedos na tela digital, com acesso a internet e facilidade na criação de aplicativos. No ano de 2009, lança o computador de mão o "Netbook", pequeno e de fácil acesso a internet. Nesse mesmo ano, lança o iPad, o novo produto da Apple. Em junho de 2011, Steve Jobs anuncia o "iCloud", que resolveria o problema de armazenamento de arquivos. Fotos, músicas e aplicativos serão guardados em "nuvens" que são potentes servidores.
Esposa e filhos
Steve Jobs e Laurene Powell se casaram em 18 de março de 1991. O casal teve 3 filhos: Eve Jobs, Brin Siena Jobs e Reed Jobs. Steve também é pai de Lisa Brennan – Jobs, filha de seu relacionamento com a namorada Chrisann Brennan, quando ele tinha apenas 23 anos.
Doença e morte de Steve Jobs
Em 2003, Steve Jobs foi diagnosticado com um câncer raro. Descoberto no início, mas Jobs se negou a fazer a cirurgia e optou por fazer tratamentos alternativos. Durante nove meses adiou a cirurgia, que só foi realizada em 2004, para remover um tumor no pâncreas. Em 2009, sua saúde estava fragilizada, Jobs havia perdido muito quilos. Em um e-mail enviado aos funcionários, Jobs revelou: “problemas de saúde são mais complexos do que se pensava”. Nesse mesmo ano, nomeou Tim Cook para diretor de operações da Apple. Em janeiro de 2011, anunciou que estava saindo de licença médica. Em agosto ele renunciou o cargo de CEO e em outubro faleceu.
A Apple Inc. está localizada em Cupertino, uma das cidades que formam o Vale do Silício na Califórnia. O slogan da Apple é "Pense diferente". Várias frases de Steve ficaram famosas, entre elas "A jornada é a recompensa", "É melhor ser um pirata do que se juntar à Marinha".
Steve Jobs faleceu em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, no dia 5 de outubro de 2011.
Empresário americano
Por Dilva Frazão
Biografia de Steve Jobs
Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário norte-americano, fundou a Apple. Criou o "Macintosh", o "iPod", o "iPhone" e o "iPad". A Apple revolucionou a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones celulares.
Infância e formação
Steve Paul Jobs (1955-2011) nasceu em São Francisco, Califórnia, no dia 24 de fevereiro de 1955. Filho do sírio Abdulfattah Jandali e de Joanne Schieble foi adotado, por Paul Jobs, mecânico e membro da Guarda Costeira e da contadora Carla Jobs. A família morava em Mountain View, na Califórnia, dentro da área que mais tarde se tornaria conhecida como Vale do Silício. Ainda pequeno, viu seu pai montar e desmontar aparelhos eletrônicos na garagem da família.
Depois do curso básico, Jobs cursou a Homestead High School entre 1968 e 1972. Nessa época, conheceu Steve Wozniak (1950), que estudava na Universidade da Califórnia, em Berkley e, era especialista em fazer programas e circuitos integrados. Concluído o curso médio, Jobes, matriculou-se na Reed College. Depois de seis meses abandonou o curso, mas continuou frequentando a faculdade, como ouvinte, das aulas de caligrafia, que posteriormente destacou como importante para sua formação.
Primeiro emprego
Em 1974, Steve Jobs trabalhou como designer de videogames na Atari. Depois de vários meses. Steve deixou a empresa e viajou para a Índia em busca de enriquecimento espiritual.
Criação da Apple
Em 1976, Jobs e Wozniak instalaram uma “fabrica” de computadores, na garagem da casa da família de Jobs na Califórnia. Em 1976 é lançado o computador "Apple I", o primeiro computador pessoal, vendido já montado, que era apenas uma placa mãe coberta com alguns chips e instalada em uma caixa de madeira. Em 1977 é lançado o computador "Apple II", que apresentava um mouse e um disco rígido interno. Com o passar dos anos, as criações de Jobs e Wozniak revolucionaram a indústria de computadores, tornando as máquinas menores e mais baratas.
Em janeiro de 1984 é lançado o "Macintosh" apelidado de "torradeira bege", que esquentava muito, pois não tinha ventilador. Apesar do sucesso das vendas e do desempenho superior aos PCs da IBM, o Macintosh não era compatível com a IBM. Centralizador e explosivo, nesse mesmo ano, Steve Jobs é afastado de sua própria empresa, por divergir das táticas de vendas.
Pixar
Em 1986, Steve Jobs compra a empresa de animação de George Lucas, que mais tarde se tornou a Pixar Animation Studios. Depois de investir 50 milhões de dólares na empresa, passou a produzir filmes como Toy Story e Procurando Nemo. Em 2006, o estúdio se fundiu com os estúdios Walt Disney.
Next
Depois de deixar a Apple, Steve Jobes criou a NEXT, uma empresa para desenvolvimento de softwares. Depois de dez anos, a empresa foi comprada pela Apple.
Retorno à Apple
Em 1997, Steve Jobs retornou ao cargo de CEO da Apple e iniciou o processo de revitalização da empresa. Com uma nova equipe administrativa a Apple lança produtos revolucionários, como o “iPode”, lançado em 2001,obrigando a indústria fonográfica a se reinventar. Em 2007 é lançado o "iPhone", celular com o comando feito com os dedos na tela digital, com acesso a internet e facilidade na criação de aplicativos. No ano de 2009, lança o computador de mão o "Netbook", pequeno e de fácil acesso a internet. Nesse mesmo ano, lança o iPad, o novo produto da Apple. Em junho de 2011, Steve Jobs anuncia o "iCloud", que resolveria o problema de armazenamento de arquivos. Fotos, músicas e aplicativos serão guardados em "nuvens" que são potentes servidores.
Esposa e filhos
Steve Jobs e Laurene Powell se casaram em 18 de março de 1991. O casal teve 3 filhos: Eve Jobs, Brin Siena Jobs e Reed Jobs. Steve também é pai de Lisa Brennan – Jobs, filha de seu relacionamento com a namorada Chrisann Brennan, quando ele tinha apenas 23 anos.
Doença e morte de Steve Jobs
Em 2003, Steve Jobs foi diagnosticado com um câncer raro. Descoberto no início, mas Jobs se negou a fazer a cirurgia e optou por fazer tratamentos alternativos. Durante nove meses adiou a cirurgia, que só foi realizada em 2004, para remover um tumor no pâncreas. Em 2009, sua saúde estava fragilizada, Jobs havia perdido muito quilos. Em um e-mail enviado aos funcionários, Jobs revelou: “problemas de saúde são mais complexos do que se pensava”. Nesse mesmo ano, nomeou Tim Cook para diretor de operações da Apple. Em janeiro de 2011, anunciou que estava saindo de licença médica. Em agosto ele renunciou o cargo de CEO e em outubro faleceu.
A Apple Inc. está localizada em Cupertino, uma das cidades que formam o Vale do Silício na Califórnia. O slogan da Apple é "Pense diferente". Várias frases de Steve ficaram famosas, entre elas "A jornada é a recompensa", "É melhor ser um pirata do que se juntar à Marinha".
Steve Jobs faleceu em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, no dia 5 de outubro de 2011.
Disponível em: <https://www.ebiografia.com/steve_jobs/>. Acesso em: 18/02/2019.
* Além das informações de Steve Jobs, são abordados elementos que indicam como era a personalidade do criador da Apple. Entre eles, podemos destacar:
(A) Steve era explosivo e sistemático, buscando seguir e respeitar os padrões sociais.
(B) Apegado ao dinheiro, Steve andava sempre bem vestido e não gostava de roupas simples; sua vida foi longa e luxuosa.
(C) Era muito criativo, possui frases célebres, não seguia padrões sociais e era desapegado ao dinheiro.
(D) Não era mito dedicado ao trabalho e às novas criações, ficou famoso pro inovações padronizadas.
(E) O inventor do iPhone brigava com seus empregados por ser permissivo demais e chegou a sair da própria empresa.
11. Pesquise na internet o conceito de linguagem figura (conotativa) e literal (denotativa), juntamente com um exemplo de cada um deles, depois responda às questões:
a. Nos perfis estudados, ha mais uso da linguagem literal ou figurada? Justifique.
b. Investigue perfis disponíveis na internet e avalie se há uso de linguagem figurada. Selecione alguns exemplos.
12. O Twitter é uma rede social baseada em posts de 140 caracteres. Só é possível ultrapassar esse limite de caracteres na "bio", onde se faz um breve perfil com, no máximo, 160 caracteres.
* Retome à atividade 1 e resuma seu perfil em apenas três linhas, não ultrapassando essa quantidade. Depois, faça um desenho seu como uma foto de perfil.
13. Agora observe o post do Twitter de um banco e responda às questões.
"Não fique fora do ar, recarregue já seu celular. Envie "HELLO" para 0808, insira seus créditos e retorne do mundo da lua."
a. A linguagem utilizada no post é figurada ou literal? Por quê?
b. Além de pessoas, as empresas também criam perfis em redes sociais. Quais seria a utilidade desses perfis?
c. Você tem Twitter? Acha importante ter um? Por quê?
14. Leia o perfil de um escritor que ficou famoso por suas poesias no Facebook e faça o que se pede.
Sobre
Antônio é um personagem de um romance que está sendo escrito, vivido.
Biografia
Eu me chamo Antônio. Nasci no coração do mundo. Mais precisamente na África. Mais exatamente em N´Djamena, a capital do Chade. Aos 12 anos cheguei ao Brasil com uma mala cheia de brinquedos e saudades. Sim, saudade no plural. Saudade de todos que deixei e conheci. Até os 13 eu não formulava uma frase correta em português. Talvez esse seja o motivo principal pelo qual comecei a prestar mais atenção nas palavras, a brincar com elas, a entendê-las. Ah, eu adoro silêncio, distância, girafas e amores impossíveis. (Confesso que prefiro as girafas!).
Eu me chamo Antônio é uma narrativa que transita por todas as fases de um relacionamento amoroso: com um estilo simples e acessível, mas nem sempre óbvio, o leitor acompanha os encontros e desencontros de Antônio. Percebe-se uma irreverência no tom de versos e trocadilhos como: “Invista nos amores à primeira vista”. Outras emoções são apresentadas de forma singela, quando há uma separação, por exemplo: “Você, distante, diz tanto sobre mim”. Enquanto a angústia, sentimento que faz parte da instabilidade de qualquer casal, também é citada no livro: “Na dança do amor: dor pra cá, dor pra lá”. Antônio é um personagem sensível e verossímil, talvez seja por isso que os leitores cultivem a dúvida sobre até onde vai a linha tênue que separa a realidade da ficção.
Mais informações sobre o livro: <https://www.intrinseca.com.br/livro/345/
Assinale a alternativa correta:
(A) O perfil apresentado mistura linguagem literal e figurada, pois o poeta alega ser personagem de uma narrativa que ainda acontece em seu perfil.
(B) O têm predominância da linguagem literal, pois quase todos os elementos referem-se a uma pessoa a acontecimentos reais.
(C) Não pode ser considerado um tipo de linguagem figurada, pois essa ainda não se faz presente nas redes sociais.
(D) Em redes sociais há obrigatoriedade em ser criar um texto de perfil que seja coerente com o criador e completamente em linguagem literal.
(E) O texto de perfil apresentado foi elaborado por outra pessoa que não é o dono da página para dar mais veracidade às características de Antônio.
15. Analise a frase "Invista nos romances à primeira vista" para responder às questões.
a. Quais são os possíveis sentidos que podemos atribuir a essa frase?
17. Com a mesma palavra de sentido literal, crie uma frase com valor figurativo. Por exemplo: "O palhaço vive no circo."/"Fiz papel de palhaço."
Nenhum comentário:
Postar um comentário